A razão que levou Deus a nos criar com esse desejo é porque Ele deseja adoradores! Jesus disse: O Pai busca adoradores.
Até agora, temos visto que a adoração é trazer prazer a Deus e há muitas maneiras de fazer isto: confiar, amar, obedecer, louvar, entregar-se, usar nossos talentos para Sua glória e desenvolver um relacionamento íntimo com Ele.
Em qualquer momento ou lugar que você expressa seu amor a Deus, você está adorando. Não importa se está sozinho, com sua família ou em conjunto com outros cristãos, o que conta é o seu coração. Onde você adora não é mais importante do que o como e o porquê.
Jesus disse: Os verdadeiros adoradores adoram o Pai em espírito e em verdade, porque eles são o tipo de adoradores que o Pai busca. Estas duas declarações (Marcos 12.30 e João 4.23) explicam o tipo de adoração que agrada a Deus.
Deus se agrada de adoração que é baseada nas Escrituras
“Adorar em verdade”. Devemos adorar a Deus como Ele se revela, verdadeiramente, na Bíblia; qualquer coisa diferente disto é idolatria. Você não pode simplesmente criar sua imagem de Deus ("Gosto de pensar que Deus é...") e adorar este seu modelo. A verdadeira adoração é baseada na Palavra, na verdade e não em nossa imaginação. Quanto mais você conhece da Bíblia, melhor você entende a verdade sobre Deus, especialmente Sua graça.
Deus se agrada da adoração vinda do coração
"Adorar em espírito." Isto não se refere ao Espírito Santo, mas ao seu espírito, respondendo ao Espírito de Deus. Jesus disse isto de outro jeito, quando ordenou: Amem a Deus com todo seu coração e alma.
A adoração, para ser genuína, deve ser proveniente do coração. Louvor que não provém do coração não é louvor! Quando cultuamos, Deus olha por trás de nossas palavras para ver as atitudes de nossos corações. A Bíblia diz: O homem olha a aparência exterior, mas o Senhor olha o coração.
Adorar envolve suas emoções, mas elas devem ser genuínas, não falsas. Deus odeia a hipocrisia. Ele não quer um show, fingimento ou adoração muda. Ele deseja seu amor real e honesto. Podemos adorar a Deus de modo imperfeito, mas não podemos adorá-Lo sem sinceridade.
Além disso, adoração é mais do que música. Se fosse somente música, aqueles que não são musicais nunca poderiam adorar. Lamentavelmente, muitos igualam ser tocado pela música, emocionalmente, como ser tocado pelo Espírito Santo, mas não é a mesma coisa. De fato, algumas músicas sentimentais e introspectivas impedem a adoração, porque tiram o foco de Deus para nossos sentimentos.
Deus se agrada da adoração reflexiva
Por quatro vezes Jesus ordenou: Amem a Deus com toda sua mente. Deus não se agrada com celebração não intencional - cantar hinos irrefletidamente, orações superficiais que usam clichês, ou exclamações descuidadas do tipo "Glória a Deus!" (porque nós não podemos pensar em algo melhor para dizer naquele momento). A não ser que sua mente esteja "ligada", o culto se torna sem significado e vazio. Este é o problema que Jesus chamou de "vãs repetições".
A adoração que agrada a Deus é sacrificial
No Velho Testamento, os muitos sacrifícios prefiguram o sacrifício de Jesus por nós na cruz. Mas, desde que Jesus pagou, inteiramente, o preço dos nossos pecados, aquele tipo de sacrifício não é mais necessário.
Deus agora se agrada em sacrifícios diferentes de adoração: nossas vidas, nosso amor, agradecimentos, louvor, humildade, arrependimento, ofertas de dinheiro, oração e, também, servir aos outros por compartilhar das necessidades deles.
A adoração verdadeira é dispendiosa. Davi percebeu isso: Não oferecerei ao Senhor meu Deus sacrifícios que não custam nada. Apenas louvar é adoração incompleta. Devemos nos entregar, nos submeter, ofertar e nos render a Ele. Este é o coração do adorador.
A adoração que agrada a Deus é contínua
Adorar não é apenas cultuar na Igreja; somos instruídos a "adorar a Deus continuamente", "do nascer ao pôr do sol". Na Bíblia, vemos que as pessoas adoravam a Deus no trabalho, em casa, na batalha, na prisão e até mesmo na cama! A adoração deve ser a primeira atividade, quando você abre os seus olhos pela manhã e quando você os fecha à noite. Davi disse: Agradecerei ao Senhor em todo o tempo. O seu louvor estará continuamente em minha boca. Adoração não é uma parte de sua vida, é sua vida e toda atividade pode ser transformada em ato de culto, quando você faz isto em louvor, glória e para agradar a Deus. A chave para a amizade com Deus, Ele diz, não é mudar o que você faz, mas mudar sua atitude diante do que você faz.
Depois de tudo isso, há uma só coisa para dizer: Tenha reverência por Deus e obedeça a seus mandamentos, pois, esta é a razão para a qual fomos criados.